Header Ads

 

 

Promovendo a Expansão da Consciência e o Alinhamento com a Vibração Superior de Gaia

COMO INICIAR-SE NA ARTE DA MEDITAÇÃO

COMO INICIAR-SE NA ARTE DA MEDITAÇÃO



O que é Meditar?
Em que pensamos, de um modo geral, quando ouvimos falar em Meditação?





Algumas pessoas dizem pensar

em monges budistas ou tibetanos ajoelhados durante longos períodos de tempo, evocando mantras; outras pensam em pessoas magras contorcendo-se em estranhas posições de Yoga; outras ligam a palavra a intensos cheiros a incenso, sons tranquilos ou desconhecidos; outras pensam que será uma prática efectuada apenas por pessoas religiosas ou tipo “new age”, ligadas à Nova Era.

Porém isto não é necessariamente verdade.

 A vida de hoje é cada vez mais agitada, ocupada e stressante, mais do que em qualquer outra época anteriormente vivida. 
Por este motivo, é sentida uma necessidade cada vez maior de se encontrar algo que possa tornar a vida um pouco mais tranquila. 
Assim, vinda do Oriente, a Meditação é uma prática actualmente abraçada pelos ocidentais que a procuram como um agente passível de proporcionar, em todas as vertentes, uma melhoria da qualidade de vida.

São várias as razões que levam as pessoas à prática da meditação:


 Para algumas, a Meditação passou a fazer parte da sua rotina diária, como um tranquilizante, sendo uma forma de repouso mental, que as ajuda a desligar das preocupações, a libertar sentimentos negativos, controlando as emoções e a aliviar as tensões acumuladas, combatendo assim o stress do quotidiano.

Num monastério poder-se-à meditar como forma de entrar em contacto com Deus.
Outros poderão meditar por motivos de saúde ou necessidade de relaxamento, aliando a Meditação ao Yoga.
Outras pessoas buscam na Meditação um refúgio psico-emocional.
Há quem procure meditar para obtenção de benefícios ligados à memória e desenvolvimento neural.
Outras ainda, buscam-na como um veículo de encontro interno, de aprendizagem espiritual.

Qualquer pessoa pode aprender a meditar.

Pode-se meditar em qualquer lugar e a qualquer hora sem qualquer preparação especial. Não é propriamente necessário estar no topo de uma montanha, num país estrangeiro, entre monges budistas, tibetanos ou indianos, ou num local exclusivo.

Para quem deseja iniciar-se na prática da Meditação, aqui ficam alguns passos simples que poderão ajudar:


1     Seleccione de um espaço apropriado.

· Apesar de o lugar escolhido para meditar não ser mais importante que a própria Meditação, será importante seleccionar um local que seja tranquilo e livre de distracções. Poderá vir a ser um cantinho só seu, onde se sinta à vontade, onde possa criar um ambiente harmonioso. O indicado será usar sempre o mesmo espaço e se possível manter um ritmo diário, aproximadamente dentro do mesmo horário. Isto ajuda a estabelecer um padrão energético e um ritmo biológico. Por vezes, os nossos afazeres, empregos e família não facilitam esta situação, pelo que se aconselha a registar a Meditação como se fosse uma “obrigação” do quotidiano, uma tarefa com um horário a cumprir.

2     Sinta-se confortável.

· Usualmente, a Meditação tradicional é feita de joelhos, com assento nos calcanhares, sentada no chão ou sobre uma pequena almofada.

Ficar sentado no chão é difícil para algumas pessoas, mesmo que sobre uma almofada. Se preferir poderá meditar sentado numa cadeira, ou se se sentir melhor num sofá. Experimente sentar-se de várias formas, em várias posições e verifique em qual delas se sente mais confortável e relaxado. 


Para meditar a postura é secundária, podendo ser adquirida mais tarde. Verifique a temperatura ambiente porque se estiver muito quente ou muito frio, esses serão factores de desconforto que o irão impedir de relaxar física e mentalmente. No Inverno, tenha sempre perto de si uma pequena manta para o caso de arrefecer, pelo facto de estar parado.

3     Pratique e seja persistente.

·  Meditar não é um acto natural para a maioria das pessoas. É difícil ficar quieto e deixar de pensar, pelo que se recomenda que comece por se aquietar apenas durante alguns minutos por dia, aumentando progressivamente o tempo, à medida que se for sentindo mais confortável. A Meditação exige disciplina pessoal e dedicação, não sendo algo que se domine apenas por se tentar uma ou duas vezes. Quanto mais se pratica, mais fácil se torna, como um treino necessário a qualquer situação que seja nova e que se pretenda aprender.

·  Depois de se aquietar, calme a sua mente, concentrando-se de preferência na sua respiração. Esta é a etapa mais difícil para a maioria das pessoas. Tente respirar profunda e lentamente. Cada vez que expirar, deverá relaxar os músculos, cada vez um pouco mais, sem perder a noção do percurso do ar e da cadência respiratória. À medida que os músculos relaxam, libertam-se tensões, preocupações e sentimentos negativos. Cada vez que inspirar, sinta-se preenchido pela sensação de bem-estar e tranquilidade.

4     Treine a sua mente.

· Quando você se aperceber de que a sua mente está vagueando, reconheça o facto, mas não perca o controlo sobre si. A mente é sua, reoriente de imediato os seus pensamentos sobre o circuito e ritmo respiratório novamente. Tente não pensar em nada, apenas no seguimento da sua respiração.
Não caia na tentação de descobrir soluções ou decidir sobre a forma como resolver os seus problemas. Se surgir algum pensamento, o que é natural, não o alimente, deixe-o seguir sem lhe dar força, nem se culpabilize pelo facto de ter pensado. Nem fique contrariado porque surgiu um pensamento, Deixe-o apenas seguir, concentrando-se sempre na respiração.

5     Medite após formular uma intenção.

· Algumas pessoas queimam incenso e/ou acendem velas. O calor suave e o cheiro poderão ajudar a relaxar Focar as chamas por vezes leva-nos a ficar absortos, sem pensar em nada. Poderá também arranjar um pequeno fontenário  pois o barulho corrente da água é bastante tranquilizador. Se preferir outro tipo de som, poderá seleccionar uma música que considere propícia à sua Meditação, que lhe transmita paz e sossego.

Para ajudar a abstrair-se do que o rodeia, aconselha-se a que feche suavemente os olhos, ou se se sentir mais seguro, os deixe abertos focalizando um ponto na parede. O importante será conseguir ficar sossegado, calmo e tranquilo, concentrado na respiração, sem se distrair com os objectos existentes ao seu redor.

· Algumas pessoas fazem uma oração ou formulam uma intenção antes de começar a meditar. Outros fazem ambas as coisas. Descubra o que será melhor para si. Existem muitos livros que o poderão orientar e preparar para a Meditação, trazendo inclusive frases, orações ou mantras que poderão ser previamente invocados. Alguns aconselham a que se faça a mesma oração ou mantra, com assiduidade. Outros indicam algumas pedras, esferas ou símbolos religiosos que poderão ser utilizados como potencializadores energéticos. Faça como achar melhor, desde que sinta calmo, relaxado e com a mente sob controlo.

    Meditação em contacto com a Natureza.


·  Se conseguir encontrar um local ao ar livre, com condições de quietude, aproveite, pois a Natureza irá proporcionar-lhe um relaxamento natural através dos seus sons e odores. Quando o local é aprazível e suave, muitas pessoas sentem-se mais próximas de Deus, da Sua criação, pela beleza e paz transmitidas. Meditar ao alvorecer, apreciar o nascer do dia ou o pôr-do-sol poderá ser uma experiência incrível e sublime.


Porém para que possa usufruir em plenitude desses momentos, não se esqueça de que deverá sentir-se, confortável, relaxado e controlar a respiração, libertando toda a energia negativa quando expira e a cada inspiração profunda, revitalizar-se, vigiando constantemente os pensamentos para que continuem adormecidos.

7     Tente outras formas de Meditação.

· Se se interessar por outros métodos que conduzem à Meditação, faça uma pesquisa on-line ou leia sobre o tema, pois irá aprender inúmeras coisas possíveis de realizar. Existem métodos diferentes que possivelmente irão funcionar melhor, sendo variável consoante as pessoas. A única maneira de descobrir qual o melhor método para si, será experimentar.

Estudos efectuados demonstraram que a Meditação alivia o stress melhorando a saúde de um modo geral. Emocionalmente, começa a haver mais controlo, pois é difícil ficar aborrecido ou zangado quando estamos relaxados, concentrados e respirando profundamente. Poderá também utilizar algumas destas técnicas em qualquer situação, quando se encontrar no local de trabalho, viajando para longe de casa, ou em qualquer lugar que sinta necessidade de se acalmar. Se for urgente, poderá fazê-lo mesmo em lugares apinhados de gente. Basta parar, respirar profundamente, controlar os seus pensamentos e imediatamente começará a ficar mais calmo e tranquilo. Por pouco tempo que seja, fazer isto durante uma situação stressante poderá ajudá-lo imenso.



8      Benefícios da Meditação

·   Relaxamento
·    Melhora a Concentração
·    Expansão mental e criativa
·    Elevação da Consciência
·    Melhora a capacidade de aprendizagem e memória
·    Diminui incidentes de depressão e tendências neuróticas
·    Diminui a irritabilidade e melhora o humor
·    Aumenta a vitalidade emotiva
·    Cria estabilidade psíquica e rejuvenescimento neural
·    Reduz o stress

--> Como consequência….

·    Melhora a capacidade de resolver problemas
·    Melhora a capacidade de organização
·    Aumenta a eficiência no estudo
·    Substitui reacções emotivas por respostas inteligentes
·    Amplia a visão que temos sobre os vários aspectos da vida

- *Exilys



Sem comentários