Header Ads

 

 

Promovendo a Expansão da Consciência e o Alinhamento com a Vibração Superior de Gaia

Canábis - Redescobrindo a Planta Medicinal

Canábis - Redescobrindo a Planta Medicinal

CANÁBIS


- Redescobrindo a Planta Medicinal  -


  



  A Canábis, ou Cannabis, é um género de planta angiospérmica que se divide em três variedades distintas: Cannabis Sativa, Cannabis Indica e Cannabis Ruderalis. Estes três táxons são nativos do Centro e do Sul da Ásia. As mais comuns são, no entanto, as estirpes Sativa e Indica que, embora pertençam ao mesmo género de planta têm efeitos bastante distintos.


  * Canábis Sativa: Tem efeito estimulante e como tal é muitas vezes utilizada para tratamentos durante o dia. Também tem maior tendência para induzir estados ansiedade e paranóia, quando consumida em excesso. Como tal pacientes sensíveis a este tipo de efeitos escolhem, normalmente, estirpes hibridas da planta.


  * Canábis Indica: Normalmente utilizada durante a noite. Encontra-se maioritariamente associada a uma sensação de estado meditativo.


  De um modo geral a planta da Canábis tem sido muito utilizada para a fabricação de fibras (fibras de cânhamo), e para a produção de óleo alimentar, o qual é derivado das suas sementes. A sua utilização mais conhecida, contudo, é como droga recreativa devido aos seus efeitos psicoactivos, sendo muitas vezes chamada de marijuana. É, neste aspecto, a droga ilegal mais utilizada no mundo, apresentando-se sob a forma de uma mistura verde/castanha feita de flores e folhas secas.


  No entanto, desde há milhares de anos que esta planta tem também vindo a ser usada com fins medicinais, propriedades essas que actualmente são alvo de diversos estudos e investigações científicas. Estas propriedades medicinais encontram-se associadas a determinados componentes que este tipo de plantas possuem, os Canabinóides. Na verdade, as suas propriedades psicoactivas que a tornam numa droga recreacional são também elas originadas por esses mesmos Canabinóides, nomeadamente um dos seus principais componentes, o THC, que ao entrar na corrente sanguínea é levado até ao cérebro e restantes órgãos do corpo. Ao chegar ao cérebro o THC conecta-se com um tipo de receptor existente nas células, causando alterações do pensamento, memória, atenção, sensibilidade, noção de tempo e sentimento de prazer. Contudo, para além do efeito de "pedrado" pelo qual a Canábis é tão conhecida, as suas propriedades medicinais têm mostrado ser a resposta para muitas das efermidades da actualidade.



SAIBA MAIS:


Como é que a Canábis Funciona?


  















Bibliografia:




Estudos Ciêntíficos:


. Marijuana as Antiemetic Medicine: A Survey of Oncologists' Experiences and Attitudes (Abstract)


 

Downloads de Livros Grátis










Mais Sobre Canábis ...


 

Artigos Relacionados


 
http://alkimya.org/NovaAlkimya/blog/2016/10/17/canabis-redescobrindo-a-planta-medicinal/

Sem comentários